A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós. (Marcel Proust)

O papel fundamental do Ensino Médio é preparar para a vida, qualificar para a cidadania e capacitar para o aprendizado permanente. Os processos produtivos dizem respeito a todos os bens, serviços e conhecimentos com os quais o aluno se relaciona no seu dia-a-dia, bem como àqueles com os quais se relacionará mais sistematicamente na sua formação profissional.

O Colégio Impacto tem como compromisso organizar a Proposta Curricular do Ensino Médio orientado por pressupostos que envolvem o conjunto de práticas pedagógicas, intencionalidades, estratégias de ação, dentro e fora da sala de aula e que possibilitem a coerência do projeto educativo global.

Através desse processo buscamos promover abertura e sensibilidade para identificar as relações que existem entre os conteúdos de ensino e as situações de aprendizagem e os muitos contextos da vida social e pessoal, de modo a estabelecer uma relação ativa entre o aluno e o objeto do conhecimento e a desenvolver a capacidade de relacionar o aprendido com o observado, a teoria com suas conseqüências e aplicações práticas.

As características de cada indivíduo vão sendo formadas a partir das inúmeras e constantes interações do indivíduo com o meio, compreendido como contexto físico e social, que inclui as dimensões interpessoal e cultural.

Desta forma, a compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos, nessa etapa do processo de aprendizagem, deve contribuir para o aprimoramento pessoal, para a formação ética, para a autonomia intelectual e para o embasamento de um raciocínio crítico.

Currículo

A doutrina de currículo que sustenta a proposta de organização e tratamento dos conteúdos propõe o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania e enfatiza a formação geral do aluno. A proposta baseia-se em um projeto pedagógico que tenha como objetivo o desenvolvimento de competências com as quais os alunos possam assimilar informações e saber utilizá-las em contextos pertinentes. A educação agora é para a vida e envolve a interdisciplinaridade e a contextualização ao mesmo tempo em que forma personalidade e subjetividades.

Disciplinas que compõem o Currículo para o Ensino Médio:

• Base Nacional Comum
  • Língua Portuguesa