Conhecimento necessita a presença curiosa de sujeitos confrontados com o mundo. Requer sua ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma constante busca … No processo de aprendizagem a única pessoa que realmente aprende é aquela que… re-inventa o que aprende. (Paulo Freire)

O exercício da cidadania exige o acesso à totalidade dos recursos culturais relevantes para a intervenção e a participação responsável na vida social. O domínio da língua falada e escrita, os princípios da reflexão matemática, as coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção de mundo, os princípios da explicação científica, as condições de fruição da arte, o domínio do saber. Todos esses elementos embasam a proposta educacional para o Ensino Fundamental do Colégio Impacto.

Compreendendo o aluno como sujeito de seu conhecimento, o aprendizado se dá a partir fatos significativos do cotidiano, que fundamentam a consciência científica e social da criança e do adolescente.

O que se aprende no ensino fundamental é uma experiência para a vida toda. Por isso o Colégio se preocupa em oportunizar ao aluno as melhores condições para desenvolver as competências necessárias para a compreensão da realidade em que vivemos através dos desafios, dos questionamentos e orientações que impulsionem esse aprendizado.

Essa prática pedagógica buscar despertar no educando o senso crítico e o espírito questionador, como fundamentos de uma atitude independente e responsável, valorizando a cultura de origem e suas próprias experiências e conhecimentos.

Os professores oferecem aos alunos uma grande diversidade metodológica, como contextualização, problematização, experimentação e produção escrita, para que, desta forma, se construa um aprendizado significativo alicerçado na formação integral do educando, por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social.

Currículo

O currículo envolve atividades variadas com o fim de promover o desenvolvimento físico, intelectual e emocional dos educandos, através da socialização, do pensamento criativo e crítico, do incentivo ao raciocínio lógico e do estímulo do senso estético, propõe-se o desenvolvimento da personalidade, respeitando as diferenças individuais e as características mais importantes da criança e do adolescente na realização de cada uma das atividades desenvolvidas nas seguintes áreas:

• Base Nacional Comum
  • Língua Portuguesa