Educação InfantilLevar a criança a pensar é prepará-la para a vida.

Atendendo às crianças em seus desejos e necessidades, a Educação Infantil tem como eixos prioritários a curiosidade, a ludicidade, a fantasia e a imaginação, em todas as suas formas e infinitas possibilidades de expressão e linguagem. Propõe-se ampliar os conhecimentos das crianças em relação a si mesmas e aos fatos e fenômenos que as rodeia, estimulando a construção de sua autonomia e reforçando sua auto-estima e confiança nas possibilidades de aprender, bem como, procurar coordenar sua inserção nos diferentes campos do conhecimento, de modo a auxiliá-la a entender-se na multiplicidade e complexidade de que é feita.

A proposta de trabalho na Educação Infantil prioriza a importância dos momentos livres para a criança brincar e estabelecer elos afetivos, indispensáveis na estruturação de uma personalidade sadia e feliz. Proporciona a oportunidade de trabalhar de forma lúdica e contextualizada a realidade dos alunos, oferecendo condições para que seja trabalhada a auto-estima, a pluralidade cultural e as diversidades encontradas, sempre respeitando a maturidade da criança.

Neste processo de formação, a Educação Infantil do Colégio Impacto proporciona um conjunto de meios, materiais e oportunidades para o crescimento saudável da criança em todos os aspectos, desenvolvendo a criança para que se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e no seu relacionamento com os educadores, oferecendo a ela condições para que seja criança ativa, questionadora, sem a imposição de limites à sua curiosidade. Desta forma, pouco a pouco, no contato com outras crianças da mesma faixa etária, vai construindo valores e aprendendo a respeitar os sentimentos, idéias, atitudes e direitos dos outros.

Além disso, a criança terá condições de perceber e reconhecer a formação e o desenvolvimento de suas funções e operações cognitivas, assimilar conhecimentos e elaborar valores éticos e estéticos.

Enfim, nosso objetivo é preparar os alunos para enfrentar desafios, ampliando seus horizontes para que possam atuar no presente e no futuro com sucesso, respeitando sempre sua individualidade e diversidade.

Currículo

Nosso currículo tem como base a organização proposta nos Referenciais Curriculares para Educação Infantil, que se divide em dois âmbitos de trabalho:

• Formação Social e Pessoal

Refere-se às experiências que favorecem principalmente a construção do sujeito, na construção da identidade e autonomia.

• Conhecimento de Mundo

Refere-se à construção das diferentes linguagens pelas crianças e as relações que estabelecem com os objetos de conhecimentos.

Abordamos o conhecimento de mundo através das áreas de conhecimento:

• Linguagem oral e escrita
  • Natureza e Sociedade
  • Artes e Movimento

Avaliação

A avaliação consiste em uma análise diária do desempenho da criança e de aspectos característicos de seu processo de aprendizagem em cada uma das áreas da programação adotada na Educação Infantil, respeitando o desenvolvimento dentro de cada faixa etária.

Bimestralmente é elaborado um relatório de cada aluno, que retrata sua evolução nos aspectos físico, motor, emocional, intelectual e social. Esse procedimento é de fundamental importância, pois permite identificar as conquistas alcançadas pelo aluno, bem como deficiências no aproveitamento provocadas por agentes afetivos, orgânicos, sociais etc., além de recomendar providências que conduzam à resolução do problema.

Essa linguagem propicia a organização e compreensão do processo de ensino-aprendizagem das crianças, além de comunicar aos pais e/ ou professor da série seguinte o desenvolvimento da criança na escola, relatando suas conquistas, dificuldades e intervenções pedagógicas, fazendo desse material, um instrumento capaz de mediar o processo de ensino-aprendizagem.